Mesmo fora da Copa das Confederações, São Paulo, assim como outros países, pode ter a abertura do mundial em 2014.

Não será uma novidade em uma Copa do Mundo, o estádio de abertura ser em um local onde não foi testado em uma Copa das Confederações. Assim é o que Governo de São Paulo e o Corinthians, acreditam que vai acontecer em 2014.

A cidade de São Paulo já foi excluida da competição-teste da FIFA, pois o estádio corintiano, sendo construido em Itaquera, só ficará pronto em dezembro de 2013. Mas devido a importância da cidade e a infraestrutura já existem, é a candidata mais provável de receber a abertura da Copa em 2014. O que podemos tomar de exemplo é o que já aconteceu em outros países sedes do mundial da FIFA.

Os palcos das aberturas das últimas três Copas do Mundo, não foram “testados” na Copa das Confederações.

O estádio Sang-am, em Seul, foi inaugurado em dezembro de 2001 – a cinco meses da abertura da Copa de 2002. A reforma do Olímpico de Berlim já estava concluída em junho de 2005, mas a arena ficou de fora do evento-teste. Na África do Sul, o Soccer City só foi inaugurado dia 22 de maio de 2010, a apenas 20 dias do jogo de abertura da Copa.

Esse fato é tão relevante que o próprio secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, afirma não ser um grande prejuízo para cidade estar fora em 2013 do evento-teste: “Precisamos de quatro sedes para a Copa das Confederações. Não é tão trágico se não ocorrer em São Paulo“, declarou o secretário-geral da Fifa.

Comentários