Novas linhas do Metrô levarão para Itaquera até a Copa 2014

O inicio das obras do estádio Corinthians já começaram, mas o que sempre ouço falar é: "Como chegar até lá?"... Simples, de Metrô!

O terreno do futuro estádio está localizado literalmente ao lado da estação de Metrô e da CPTM (trem urbano) Corinthians/Itaquera. Ou seja é você sair da estação por uma passarela e pisar na entrada da Arena. Nenhum outro estádio possui estação tão próxima. Sem falar na Radial Leste, Jacu Pêssego e o Rodoanel.
Mas o Metrô já está pronto para ampliar o acesso a zona leste, algumas coisas já estão sendo feitas, outras precisam começar logo.

Todos os trens da frota da Linha 3 Vermelha serão reformados, alguns já começaram e estam em testes. Trata-se de uma frota antiga, dos anos 70, agora terão ar-condicionado, portas mais largas, isolamento acustico e seguirão o padrão dos novos trens da linha 2 e linha 4.

Já existem 10 novos trens na linha 3, que serão somados a toda frota reformada, alguns desses novos trens já estão circulando.

Outra informação que o Metrô de São Paulo coloca em seu site, é a instalação do um novo sistema de controle dos trens, será um mais moderno que permitirá intervalos menores e mais trens andando na linha ao mesmo tempo, chamado de sistema CBTC.

A Linha 2-Verde (chamada linha Paulista) chegará ao extremo da zona leste de São Paulo. Futuramente, a a recem-inaugurada estação Vila Prudente terá conexão com o metrô leve, que seguirá até Cidade Tiradentes, passando por bairro de São Mateus. Para se ter ideia, quando a obra estiver concluída, o usuário fará em aproxidamente 45 minutos o trajeto entre as estações São Mateus e Trianon-Masp, percurso que hoje leva aproximadamente 1h20.

Vila Prudente também será um ponto importante de conexão e de descongestionamento do sistema metro-ferroviário, com a implantação da futura Linha 15-Branca (Vila Prudente-Tiquatira), do Metrô. A estação Tiquatira integrará as Linhas 15-Branca e 12-Safira, da CPTM, enquanto a estação Penha ligará as Linhas 3-Vermelha e 15-Branca, do Metrô, e 11-Coral, da CPTM. Ou seja, futuramente assim, para chegar a linha 3 não será necessário ir até Sé, quem esta na região da Paulista e por todo eixo da linha 2 poderá chegar direto a linha 3, desembarcando na estação Penha. E quem esta na linha 12 da CPTM poderá fazer baldeação na nova estação Tiquatira.

Fonte: site Metro SP

Comentários