Arena Corinthians terá campo subterrâneo, teto igual ao de Wembley e o dobro da altura do Maracanã

O arquiteto que projetou a Arena Corinthians está muito animado com a obra, e deu mais detalhes de como será o futuro estádio da abertur da Copa do Mundo em 2014.

O estádio terá ar condicionado nos 70 mil metros quadrados de área construída, incluindo os banheiros. Outro grande detalhe da arena é que após a Copa de 2014, os jogadores farão aquecimento em um campo de grama sintética (1/3 do tamanho oficial) e os ocupantes de 500 assentos VIP poderão assistir ao trabalho físico, descendo por um elevador até o subsolo.

A arena, que terá uma cobertura leve a 52 metros de altura em relação ao gramado (como em Wembley, em Londres), consumirá muita energia. Mas o criador da obra diz ter tomado todos os cuidados ambientais. “Teremos a mesma altura do estádio de Wembley, em Londres”, explica, entre sorrisos, o arquiteto carioca que pilota o escritório Coutinho Diegues Cordeiro.

“O estádio é sustentável. A arena vai captar energia solar por membrana fotovoltaica de dois milímetros”, explica Coutinho.

Essas placas serão instaladas na cobertura pelos lados leste e oeste, pelas laterais do gramado.

Para suportar a alta demanda energética, o prédio será equipado também com estrutura para uso de energia a gás e eólica (ventos).

A Arena Corinthians, segundo Coutinho, terá outros marcos de modernidade: a iluminação contratada será de 4 mil lux, o dobro daquilo que se viu na Copa do Mundo da África do Sul. “Teremos luz diurna mesmo em jogos realizados à noite”, anima-se o arquiteto.

Mas o impacto maior poderá ser notado mesmo à distância: o pé direito da obra empinará a construção com imponência jamais vista na Zona Leste de São Paulo.

Arena Corinthians x Maracanã
“A Arena Corinthians terá o dobro da altura do Maracanã”, calcula. Outra diferença entre o que está sendo construído em Itaquera e a obra do Maracanã é a curvatura das arquibancadas. No Rio de Janeiro, há uma curva que distancia os torcedores um pouco mais do gramado. “Em Itaquera os torcedores ficarão em posição mais vertical”, explica o arquiteto.

Fonte: Jornal Novo Tempo

Comentários