Uma Semana de Copa do Mundo e um sucesso na cidade de São Paulo.

Infelizmente para os pessimistas, a Copa do Mundo está sendo um sucesso.

Querendo sentir a Copa do Mundo na cidade, sai da estação de trem Brás para estação Luz da CPTM, lá encontro croatas, colombianos, peruanos e muitos brasileiros animados pulando abraçados a todos os outros gringos. E as 11h45 chega um dos trens Expressos Copa, que partir direto para estação Corinthians Itaquera, o percursso leva exatos 19 minutos. O vagão estava tranquilo, estava cheio, mas nada que deixava alguem apertado. Observava que muitos brasileiros ali, estavam pela primeira vez utilizando o transporte publico da cidade, e ficavam impressionados com a qualidade do trem, e comparavam com os trens de experiências que estes tiveram em paises como Estados Unidos e França.


Chegando em Itaquera, a alegria das pessoas e a tranquidade do local contrastava com tudo que era dito anos... meses...semanas.. dias antes da abertura do Mundial do Brasil, e assim mesmo,  muito amigos enviavam SMS perguntando de como estava o clima e se tudo realmente estava calmo.

O jornal New York Times publicou semana passa, uma materia falando sobre como as previsões pessimista não se confirmaram. A materia tem como titulo, "At the World Cup, Doomsday Predictions Give Way to Smaller Hiccups in Brasil" algo como "Na Copa do Mundo, previões catastróficas não se confirmaram e problemas seão menores no Brasil".

Segue abaixo trechos da materia escrita pelo jornalista San Borden.

"SÃO PAULO, Brasil - Um estádio não estaria pronto na hora. Outra não estaria incompleto. Protestos de rua violentos que ameaçam os torcedores. Aeroporto e metrô  teriam greves prejudicando dezenas de milhares de visitantes.
Estas e outras previsões catastróficas, eram preocupações perpétuos nos dias que antecederam a Copa do Mundo no Brasil. Mas depois de quase uma semana cheia de jogos, a situação no maior país da América do Sul é quase desolador. Para os fãs que gostam de metas de arregalar os olhos, resultados surpreendentes e futebol elegante, este torneio, até agora, foi um sucesso incrível. Os jogos são apaixonante e o drama tem sido perfeito para a televisão."

"No entanto, do ponto de vista logístico, não tudo tem corrido às mil maravilhas, especialmente para algumas pessoas no terreno, que pode apreciar detalhes menores, como eletricidade consistente, estádios totalmente acabados e assentos do estádio corretamente numeradas. Para eles, os primeiros retornos sobre a Copa do Mundo são um pouco mais complexa."


"Deve-se dizer que praticamente ninguém coloca em um grande evento esportivo como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas, sem algumas questões. Este ano, em Sochi, na Rússia Jogos teve seus cães vadios e hotéis incompletos (ou ocasionalmente ausentes). Os Jogos de Verão de 2004 em Atenas teve greves de trabalhadores, contratempos infra-estrutura e 11 horas histeria sobre uma infinidade de sites. O Parque Olímpico para os Jogos de Londres 2012 era uma zona de capacete de uma semana antes da cerimônia de abertura."


O que a imprensa internacional está constatando é o contrario que a imprensa brasileira e pessimistas de plantão pregavam a todo momento. O Brasil não é um país acostumado em receber grande eventos internacionais do tamanho de uma Copa do Mundo, e nós temos o costume de sempre nos por para baixo, nos achando os piores do mundo. É claro que temos problemas, e visível que a falta de pratica de organizar grandes eventos nos faz ser ruim em planejamento e execução, mas esses mega-eventos ensina e dá retorno para vários países e não seria diferente no Brasil.

A Copa do Mundo está mostrando pro mundo o Brasil e seus contrastes, os gringos estão curtindo a festa, sabem que nem tudo é perfeito, mas é assim também no mundo, como materia que o uol que fala que gringos provam que não é só no Brasil.

Ainda acredito que a copa deixará muitos e bons legados, já prendemos algumas coisas, e estamos ensinando também. 



Comentários