Arena Padrão Corinthians

A Copa do Mundo acabou, Alemanha merecidamente campeã, e o maior acerto do país sede, sem dúvida, foi a festa que o povo brasileiro fez ao receber os turistas de todo mundo.
O bairro de Itaquera, ao contrario de muito preconceituosos da cidade de São Paulo, foi elogiado por turista internacionais e nacionais e imprensa de todo mundo, o bairro estava acolhedor, com bares, mobilidade urbana, iluminação, segurança e muita alegria e principalmente a Arena Corinthians, que recebeu jogos com confrontos importantes e que agradou a jogadores e torcedores presentes.

                                           Arena na abertura da Copa "Padrão Fifa"

Hoje o Corinthians e a construtora estão em pleno andamento da implantação na Arena "padrão Corinthians", ou seja, deixar o estádio com a arquitetura planejada inicialmente para atender as necessidades do Corinthians e não mais do evento Copa do Mundo Fifa.

Do fim da Copa, até o inicio do mês de novembro, foi retirado por completo as arquibancadas provisórias que se localizaram no lado norte e sul da Arena durante o mundial. Isso foi a mudança mais visível para o torcedor e para imprensa. Mas muito ainda está sendo feito, e algumas coisas não são notadas, como reformulação de  espaços que foram usados pela Fifa como area VIP e hospitalidade.

                                                       Projeto Arena "Padrão Corinthians"

 As Mudanças

Ainda será  instalados escudos do Corinthians nas fachadas laterais do prédio Oeste (dos lados Sul e Norte) e atrás da fachada principal do Oeste, centralizado atrás do vidro curvo.

Nos arcos da cobertura dos setores Norte e Sul está finalizando a colocação de lonas de revestimento para que a estrutura metálica inferior não fique aparente. Ainda na cobertura, serão instalados até o fim do ano os vidros nos setores Leste e Oeste.

Entre os setores destinados à torcida do Corinthians, já foram colocados divisórias de vidro (e não mais metálicas). A divisória do setor visitante é de policarbonato (também transparente), o que possibilitará o aumento ou a diminuição do espaço de acordo com a demanda do adversário.

No Leste Inferior, cadeiras que tinham sido retiradas para a criação de áreas de hospitalidade durante a Copa foram recolocadas, deixando todos os blocos do setor de forma uniforme. Ainda serão construídos mais quatro banheiros no setor Leste. O Oeste ganhará oito áreas vip, incluindo a área business. No nível 4, ficará a maior área vip do estádio, com 2.000 m², dividida em dois andares. Ainda no mesmo nível, serão construídos um restaurante e um bar. As outras áreas vip serão divididas entre os níveis 5, 6 e 7.
Cadeiras foram instaladas no setor Oeste Superior, que havia sido utilizada como área de imprensa durante a Copa. No nível 6, serão construídos dois Centros de Convenções, um em cada ponta, noroeste e sudoeste.Todo o mobiliário dos camarotes foram trocado, permitindo que os torcedores se sintam à vontade em cada espaço.

No hall de entrada do setor Oeste, serão montados 200 metros de estantes onde ficarão expostos troféus do Corinthians. Os estacionamentos estão sendo finalizados. Haverá dois níveis internos, além de dois externos, um em frente ao Leste e outro ao Oeste, um deles foi liberado para uso.

O setor de imprensa também está passando por mudanças. Áreas para cabines de rádio, TV e pontos para trabalho da mídia escritas estão sendo finalizadas.

Na parte externa da Arena, pontos de iluminação serão construídos em todos os acessos ao estádio.

No estacionamento principal, no Oeste, haverá uma área de 30 mil pessoas e outra para 5 mil disponíveis para eventos/shows. No estacionamento do leste, existirá um espaço semelhante, com capacidade para 10 mil. 



Entorno e paisagismo 
Também já foi iniciado o paisagismo externo entorno de toda a Arena. Foi contratado a empresa norte-americana SWA, junto com o renomado arquiteto John Loomis para desenhar o lado de fora do estádio.

Árvores já estão sendo plantadas, e como a Arena Corinthians tem grandes vãos livres nas laterais, o desafio era evitar que os faróis dos carros que passa nas avenidas, incomodassem o público durante os jogos, assim será feito um bloqueio com árvores e um jardim, um pavimento externo e jardinagem, além de um espelho d'água que ajuda a formar uma nuvem de água que pode mudar de cor.

Outro detalhe é o piso com desenho em listras em pedra de granito, com frisos que ajudam a drenar a água da chuva. Será implementado a iluminação especial da fachada do prédio Oeste, que foi projetada pela empresa T.Kondos, dos Estados Unidos.

Assim que tudo estiver finalizado, dois telões em cima de cada arquibancada serão instalados juntos as novas varandas do quinto andar. Os telões serão de formato de Full HD.

Comentários